sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de abril, dia do Profissional da Contabilidade


25 de abril comemora-se o Dia do Contabilista. A data foi instituída em 1926 pelo senador João Lyra Tavares, no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis, o senador e Patrono dos Contabilistas disse: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista brasileiro”.
O termo Contabilista era usado para designar tanto o profissional com bacharelado em Ciências Contábeis quanto o técnico emContabilidade. Entretanto, a partir de  abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade - CFC determinou que o Sistema CFC/CRCs substituísse o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade.
O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, José de Souza, lembra que ao longo da história da profissão, a sociedade associava a prática da contabilidade apenas à matemática e acreditavam que a atividade exigia simplesmente o domínio dos números. “Esse cenário mudou, hoje um bom Profissional da Contabilidade, além da formação acadêmica específica, tem conhecimentos gerais, principalmente nas áreas de Recursos Humanos, Direito Tributário, Trabalhista e Previdenciário. Para ter sucesso na profissão é preciso saber trabalhar a favor dos negócios, montando estratégias, impulsionando ações, organizando processos e tomando decisões fundamentais para a ascensão empresarial.” 
Contabilidade é a profissão do presente e do futuro. Atualmente, no Brasil há 489.975 profissionais ativos, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade – CFC. “A cada dia, o mercado de trabalho torna-se mais promissor, principalmente nas áreas de consultoria contábil, auditoria, perícia e docência. Mas para quem pretende ingressar na carreira, vale um alerta: a profissão exige estudo aprofundado e constante atualização. Além disso, outras habilidades, como liderança, eficiência, boa comunicação – escrita e oral - e trabalho em equipe são pré-requisitos para a conquista de um lugar de destaque no mercado. Hoje a figura do Profissional da Contabilidadeé primordial e indispensável dentro de uma empresa”, afirma José de Souza.
Vale lembrar que as mudanças dos conhecimentos e informações contábeis têm acontecido numa velocidade assustadora: são leis, decretos, resoluções, instruções normativas, entre outras legislações que estão sempre na rotina de trabalho do Profissional daContabilidade, como, por exemplo, o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped. Souza, que acredita na qualidade da Contabilidadebrasileira, no potencial e no dinamismo dos profissionais da classe, faz questão de cumprimentá-los de modo especial, neste 25 de abril, não apenas pelo seu dia, mas, principalmente pelo trabalho de excelência que realizam todos os dias, “os quais contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento e crescimento da sociedade e do País.”
Fonte: Fecontesp

quinta-feira, 24 de abril de 2014

II JORNADA DA EJECCONT

         Nesta Quarta-feira, 23, ocorreu às 19:00hrs no auditório central da UVA a II Jornada da EJECCONT, que contou com a presença de diversos alunos e profissionais da área. A noite começou com uma excelente  palestra, de tema "contabilidade e planejamento tributário",  ministrada pelo vice-presidente técnico do CRC/CE Francisco Coutinho Chaves. Logo após, houve uma breve homenagem ao dia do contador, sendo o Prof. Fonteles  o homenageado,  e de forma bastante merecida recebeu um pequeno prêmio pelos serviços  prestado ao curso de ciências contábeis. Por final, tivemos outra palestra, de tema "e-Social informações sociais na era digital", ministrada pelo Sr. Manuel Juscelino Vieira Damasceno, Auditor da Receita Federal, que explicitou de forma clara as mudanças que as empresas, órgãos públicos e profissionais  irão enfrentar com a adesão do e-social. Não poderíamos deixar de falar e agradecer a contribuição dos alunos da disciplina de estágio supervisionado I - manhã, no evento, primeiramente pela disposição em confeccionar os cartões para a divulgação do blog, e em segundo a nossa colega Mellka Gomes, que apresentou aos participantes do evento, cursos organizados pelo TCM. Veja agora alguns momentos:












 MAIS FOTOS NO LINK: http://labemfoco.blogspot.com.br/p/ejeccont.html



terça-feira, 22 de abril de 2014

AVISO IMPORTANTE!!!!!!

Boa Noite!
 As empresas que já entregaram todos os documentos a Junta Comercial e querem dar entrada no CNPJ, já podem começar a solicitação. Eu (Ellen) preparei uns slides, explicando como é o procedimento (ou pelo menos tentei neh?rsrs), pra ficar claro pra vocês. Na Receita Federal tudo é online, tem que baixar o programa de inscrição e acompanhar pela internet o processo, mas eu já consegui os modelos dos documentos que vocês irão  preencher(DBE, QSA, FCPJ, entre outros). Vejam os slides e qualquer dúvida estou a disposição, podem me ligar! (88) 9669-7621.

Por: Ellen Karlen -
Recita Federal / Logistica













quarta-feira, 16 de abril de 2014

Empreendedorismo: A importância da contabilidade



Para abrir uma empresa, pequena, média ou grande, no Brasil, é preciso ter muita disposição para cumprir um amontoado de processos burocráticos. O post de hoje tem o objetivo de falar de um profissional que conhece essa realidade bem de perto. Não basta ter boas ideias, força de vontade, empreendedorismo e determinação. Além de tempo e dinheiro, é preciso ter preparo, suporte e planejamento. Para que o negócio se fortaleça e se torne saudável, o trabalho do contabilista é fundamental.
A análise contábil vai garantir que o empreendimento cresça seguro. Usando os registros contábeis o empreendedor terá em mãos todas as informações para controle da saúde do seu negócio: custos, giro de capital, encargos e tributos do seu negócio (por exemplo).
A primeira preocupação é checar a viabilidade da empresa no mercado, já que muitas vezes o problema é o desemprego: junta um ‘dinheirinho’ e decide ‘virar patrão”. Recomenda-se que todo empreendedor procure orientação profissional antes de formar a empresa, para conhecer os encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais a que estará sujeito.
O profissional da contabilidade pode exercer um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital investido.
O contabilista participa do desenvolvimento da empresa desde sua constituição, acompanham o registro na Junta Comercial ou no cartório civil e agiliza a regularização em vários órgãos, como Receita Federal, INSS, e Prefeitura. Ou seja, seu anjo da guarda que vai te ajudar a cumprir toda a maratona dos processos burocráticos.
A contabilidade deve ser vista como ferramenta administrativa para que possa projetar os resultados da empresa a partir de metas. Muitos empresários desprezam dados e avaliações, e perdem uma excelente oportunidade de contar com a experiência, formação e competência do contabilista.
Existem muitas reclamações quanto aos montes de impostos, taxas e registros no Brasil. Esses encargos consumem em média 30% do seu faturamento. Sem organizar uma agenda de pagamentos de tributos, o empresário ficará sem capital para manter o seu negócio e poderá cair em endividamento devido a isso.
Mas atenção, mesmo que você contrate uma consultoria contábil é de suma importância que o empreendedor conheça ao menos os conceitos básicos na área. É uma boa procurar por cursos de introdução à contabilidade. Estude e tenha curiosidade em pesquisar sobre o assunto. Desta forma, quando você conversar com o seu contador ou consultor contábil você não ficará totalmente desinformado e poderá junto com o profissional tomar decisões acertadas para o seu negócio.
Em geral, o empreendedor desconhece a enormidade de obrigações que existem quando se monta uma empresa – em relação a prazos de apresentação de documentos e de recolhimentos de tributos – a complexidade e a carga tributária, que pesa no preço final do produto.
Um problema também que às vezes passa despercebido aos empreendedores, é a questão de retirada de lucros e de pró-labore dos sócios. Afinal, há empresas que não quebram por falta de vendas ou de clientes, e sim por brigas entre sócios. Recomenda-se transparência sobre a carga horária de cada sócio no empreendimento e qual será a remuneração de todos. O contabilista pode detalhar estas questões e proporcionar recomendações importantes para evitar conflitos.
A falta de capital de giro pode acabar fazendo com que a empresa fique sem dinheiro para manter os estoques e remunerar funcionários. O contabilista pode facilitar o planejamento, fazendo uma previsão dos custos, encargos financeiros e tributários.
O levantamento regular de balancetes pode propiciar ao empreendedor uma visão mais clara de seu negócio.
      Enfim, contabilidade não é luxo, é necessidade!

POR: IZABELA REIS

FONTE:IMPLANTANDO MARKETING

Palestra : Tributação da Seguridade Social nas Praticas contábeis.

Na próxima sexta-feira ,24, ocorrerá no auditório da UVA ás 18:00hrs, mais  um importante evento voltado aos alunos e profissionais da área, contamos com a presença dos alunos do LAB, e também dos leitores e visitantes dos nosso blog.




ESPERO VOCÊ LÁ!!

8º Seminário Empreender 2014.

Nesta terça-feira ,16, ocorreu o 8° seminário Empreender , no Centro de Convenções de Sobral que contou com a presença de mais de 600 pessoas. Com o tema “Você com a bola toda”, o projeto ofereceu capacitação em palestras e oficinas na área de empreendedorismo para micro e pequenas empresas. Os alunos da disciplina Estagio supervisionado compareceram, assim como outros acadêmicos do curso de ciências contábeis, confira alguns momentos:



  Prefeito Veveu e secretarios da Prefeitura de Sobral.










COFFEE BREAK (10/04)

















SUA FOTO VALE UMA CHARGE.